Cristalizante para concreto: Saiba mais sobre esse método de impermeabilização e proteção do concreto.

O que é cristalizante para concreto?

Cristalizante para concreto é um sistema de tratamento químico para o concreto que reduz muito a permeabilidade desse material, através da formação de cristais oriundos da reação química dos compostos do cristalizante com substancias existentes no cimento, em presença de água.

O cristalizante também confere ao concreto a propriedade de auto cicatrização, que consiste na colmatação de fissuras até 0,4 mm, quando ocorrer a percolação de água devido ao potencial de formação de cristais que permanece na estrutura durante toda a vida útil da estrutura.

O cristalizante é um aditivo em pó, que é adicionado ao concreto no seu estado fresco, com objetivo de promover as características descritas acima no seu estado endurecido.

A sua aplicação tem por objetivo aumentar a durabilidade do concreto, tornando-o resistente a ataques de agentes agressivos e selando fissuras que possibilitem a penetração de água.

Essa tecnologia pode ser aplicada nas seguintes áreas:

  • Reservatórios e estações de tratamento de água e esgoto;
  • Piscinas;
  • Áreas industriais e portuárias;
  • Túneis e outras estruturas subterrâneas;
  • Fundações;
  • Pré-moldados de concreto expostos a meios agressivos.

Também existe outra forma de aplicação, como o sistema de cristalização por adição.

O sistema de cristalização por adição é aquele onde o produto cristalizante é adicionado ao concreto no momento da mistura na proporção de 1,0% da massa do cimento.

Entretanto, estruturas de concreto com problemas de permeabilidade e fissuras estáticas já existentes necessitam de outro tratamento.

Se utiliza do sistema de cristalização por pintura, onde outro tipo de cristalizante é aplicado em duas demãos, sobre a superfície do concreto previamente preparada.

Quais são os benefícios de utilizar cristalizante para concreto?

1. Impermeabilização

A impermeabilização é feita de forma permanente, uma vez que os cristais passam a fazer parte integrante do concreto, com isso não há a necessidade de substituir ou fazer manutenção no sistema de impermeabilização, que na maioria das vezes demanda também a substituição de revestimentos de acabamento e a interdição de funções operacionais da edificação.

O sistema de cristalização é o método de impermeabilização e proteção mais eficiente para estruturas enterradas, sujeitas a pressão hidrostática negativa, visto que nesse caso não é possível executar manutenção nos sistemas de impermeabilização convencionais, quando executados pelo lado enterrado da estrutura, o que geralmente causa infiltração e outras manifestações patológicas na estrutura após o período de vida útil desses sistemas. Quando os sistemas convencionais são aplicados pelo lado interno das estruturas enterradas eles não protegem a estrutura da absorção de umidade, o que também permite a ocorrência de manifestações patológicas.

2. Auto Cicatrização

A propriedade de auto cicatrização do concreto minimiza a necessidade de intervenções para manutenção das estruturas, reduzindo os custo referentes à esses eventos, e as interferências causadas pelas interdições para execução das manutenções.

3. Aumenta a durabilidade

A impermeabilização do concreto aumenta substancialmente a durabilidade da construção visto que impede a penetração de agentes agressivos e também aumenta a resistência química do concreto possibilitando a sua utilização em contato com substancias com pH entre 3,5 e 14.

Deixe um Comentário