A deterioração do concreto é provocada por diversos fatores, sejam de caráter atmosférico como a chuva ácida e os gases, bem como por falhas durante a execução ou até mesmo no detalhamento do projeto das estruturas. Diante disto, é cada vez mais comum a necessidade de recuperar as estruturas de concreto.
Para que haja sucesso na recuperação das estruturas é fundamental conhecer todas as suas etapas, que as atividades sejam realizadas por profissionais habilitados e que sejam aplicados produtos de alta qualidade.
Reparos em Concreto Armado
A execução dos reparos em estruturas de concreto pode ser realizada através de processos convencionais, nos quais
as técnicas utilizadas consistem na aplicação de proteção anti-corrosiva, ponte de aderência e argamassa polimérica.
Reparos em Pavimento Rígido
As estruturas de concreto apesar de serem constituídas pelo mesmo material, comportam-se de maneiras diferentes em virtude de diversos fatores, tais como forma, utilização, dimensões, etc. As metodologias de reparo devem também ser diferenciadas para atender a todas as necessidades da estrutura.
Reparos subaquáticos
A degradação das estruturas de concreto expostas à ação da maresia é extremamente acelerada, tendo em vista a constante presença dos íons cloretos e da água abrasiva do próprio mar. Assim, é comum encontrarmos estruturas completamente agredidas e com graves manifestações patológicas, onde a corrosão é a principal delas. A recuperação de estruturas subaquáticas requer sistemas específicos com materiais diferenciados, que possam atender aos requerimentos de aplicação e durabilidade.