As juntas de dilatação rodoviária possuem um papel ímpar na durabilidade de pontes e viadutos. Permitirem a livre movimentação da estrutura, protegem os aparelhos de apoio contra infiltrações de água e detritos e impedem que eles percam desempenho e problemas estruturais. O tempo de execução, liberação de tráfego, durabilidade e desempenho adequado sempre foram fatores que desafiaram a engenharia brasileira.
Juntas de Dilatação
Juntas de dilatação são dispositivos criados para absorver a variação volumétrica dos materiais, e também usadas para mitigar os efeitos da vibração e movimentações inerentes à cada tipo de estrutura.
Juntas de Movimentação
A junta de movimentação tem a finalidade de criar panos de revestimento cerâmico, proporcionado certa liberdade de movimentação para o sistema. Geralmente, as juntas de movimentação são mais largas que as juntas de assentamento e têm a função de aliviar tensões geradas por movimentações da parede ou do próprio revestimento por causa das variações de temperatura ou deformação lenta do concreto da estrutura do revestimento.