Ações de Segurança nas Pontes de Concreto Armado e Protendido

De acordo com a NBR8681- Ações e segurança nas estruturas, as ações podem ser classificadas em:


Ações permanentes: diretas e indiretas
Ações variáveis: normais e especiais
Ações excepcionais


Considerando a norma NBR7187- Projeto e execução de pontes de concreto armado e protendido, as ações nas pontes podem ser agrupadas da seguinte forma:


Ações permanentes

  • Cargas provenientes do peso próprio dos elementos estruturais;
  • Cargas provenientes do peso da pavimentação, dos trilhos, dos dormentes, dos lastros, dos revestimentos, das defensas, dos guarda-rodas, dos guarda-corpos, canalizações;
  • Empuxos de terra e de água;
  • Forças de protensão;
  • Deformações impostas: fluência, retração e recalque dos apoios.

Ações variáveis

  • Cargas móveis;
  • Força centrífuga;
  • Choque lateral (impacto lateral);
  • Efeitos de frenagem e aceleração;
  • Variações de temperatura;
  • Ação do vento;
  • Pressão da água em movimento;
  • Empuxo de terra provocados por cargas móveis;
  • Cargas de construção.

Ações excepcionais

  • Choques de veículos;
  • Outras ações excepcionais.

Ações permanentes

– Peso próprio dos elementos estruturais

  • Calculado a partir do volume de cada peça obtida através de um prédimensionamento.
  • Diferença de peso < 5%

– Peso próprio de elementos não estruturais

  • Pavimentação: γ= 24kN/m3
  • Recapeamento: carga adicional de 2kN/m2.
  • Lastro ferroviário: 18 kN/m3.
  • Dormentes, trilhos e acessórios: mínimo de 8 kN/m por via.

– Empuxo de terra

  • Mecânica dos solos.
  • Empuxos ativo e de repouso: situações mais desfavoráveis.
  • Pilares implantados em aterro: largura fictícia igual a 3 vezes a largura do pilar.
  • Pilares alinhados transversalmente
  • Pilares externos: a semidistância entre eixos acrescida de uma vez e meia a largura do pilar;
  • Pilares intermediários: a distância.

Empuxo de água

  • Situações mais desfavoráveis: níveis máximo e mínimo dos cursos d’água e do lençol freático.

Força de protensão

  • Considerada de acordo com a nova versão da NBR6118.

Deformações impostas

  • Fluência e retração: NBR6118
  • Deslocamentos de apoio

Ações variáveis

– Carga móvel

  • Ponte rodoviária e passarela: NBR7188- Carga móvel em ponte rodoviária e passarela de pedestres

Lei da Balança (1998)

Valores das máximas cargas por eixo nas rodovias nacionaiskNtf
Eixo isolado com 2 pneus (Distância entre eixos superiores a 2,4m)606
Eixo isolado com 4 pneus (Distância entre eixos superiores a 2,4m)10010
Conjunto de 2 eixos em tandem com espaçamento de 1,2m a 2,4m entre eixos17017
Conjunto de 3 eixos em tandem com espaçamento de 1,2m a 2,4m entre eixos25525,5

Classificação das pontes rodoviárias:

  • Classe 45: veículo-tipo de 450 kN de peso total;
  • Classe 30: veículo tipo de 300 kN de peso total;
  • Classe 12: veículo tipo de 120 kN de peso total.

Trem-tipo

  • Veículo tipo e cargas q e q’ uniformemente distribuídas
  • q – aplicada em todas as faixas da pista de rolamento, nos acostamentos e afastamentos, descontando-se apenas a área ocupada pelo veículo
  • q’ – aplicada nos passeios sem efeito
    dinâmico

Classe da ponteVeículoCarga uniformemente distribuída//
Peso totalqq’
(kN)(kN/m²)(kN/m²)
4545053
3030053
1212043

Tipo 45 e 30 Tipo 12

ItemUnidadesTipo 45Tipo 30Tipo12
Quantidade de eixosEixo332
Peso total do veículokN450300120
Peso de cada roda dianteirakN755020
Peso de cada roda intermediáriakN7550
Peso de cada roda traseirakN755040
Largura de contato b1 – roda dianteiram0,50,40,2
Largura de contato b2 – roda intermediáriam0,50,4
Largura de contato b3 – roda traseiram0,50,40,3
Comprimento de contato da rodam0,20,20,2
Área de contato da roda0,2bi0,2bi0,2bi
Distância entre eixosm1,51,53,0
Distância entre centros das rodas de cada eixom2,02,02,0

– Passarela de pedestres:

  • Classe única.
  • q= 5kN/m2 não majorada pelo coeficiente de impacto.

– Estruturas de transposição com carregamentos especiais: órgão com jurisdição sobre a referida obra.

– Estrutura de suporte do passeio: sobrecarga de 5kN/m2 sem efeito dinâmico.

– Guarda-rodas e defensas: força horizontal de 60kN sem efeito dinâmico, aplicada na aresta superior.

Fonte: CTEC Universidade Federal de Alagoas

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