De acordo com a NBR8681- Ações e segurança nas estruturas, as ações podem ser classificadas em:
Ações permanentes: diretas e indiretas
Ações variáveis: normais e especiais
Ações excepcionais
Considerando a norma NBR7187- Projeto e execução de pontes de concreto armado e protendido, as ações nas pontes podem ser agrupadas da seguinte forma:
Ações permanentes
- Cargas provenientes do peso próprio dos elementos estruturais;
- Cargas provenientes do peso da pavimentação, dos trilhos, dos dormentes, dos lastros, dos revestimentos, das defensas, dos guarda-rodas, dos guarda-corpos, canalizações;
- Empuxos de terra e de água;
- Forças de protensão;
- Deformações impostas: fluência, retração e recalque dos apoios.
Ações variáveis
- Cargas móveis;
- Força centrífuga;
- Choque lateral (impacto lateral);
- Efeitos de frenagem e aceleração;
- Variações de temperatura;
- Ação do vento;
- Pressão da água em movimento;
- Empuxo de terra provocados por cargas móveis;
- Cargas de construção.
Ações excepcionais
- Choques de veículos;
- Outras ações excepcionais.
Ações permanentes
– Peso próprio dos elementos estruturais
- Calculado a partir do volume de cada peça obtida através de um prédimensionamento.
- Diferença de peso < 5%
– Peso próprio de elementos não estruturais
- Pavimentação: γ= 24kN/m3
- Recapeamento: carga adicional de 2kN/m2.
- Lastro ferroviário: 18 kN/m3.
- Dormentes, trilhos e acessórios: mínimo de 8 kN/m por via.
– Empuxo de terra
- Mecânica dos solos.
- Empuxos ativo e de repouso: situações mais desfavoráveis.
- Pilares implantados em aterro: largura fictícia igual a 3 vezes a largura do pilar.
- Pilares alinhados transversalmente
- Pilares externos: a semidistância entre eixos acrescida de uma vez e meia a largura do pilar;
- Pilares intermediários: a distância.
Empuxo de água
- Situações mais desfavoráveis: níveis máximo e mínimo dos cursos d’água e do lençol freático.
Força de protensão
- Considerada de acordo com a nova versão da NBR6118.
Deformações impostas
- Fluência e retração: NBR6118
- Deslocamentos de apoio
Ações variáveis
– Carga móvel
- Ponte rodoviária e passarela: NBR7188- Carga móvel em ponte rodoviária e passarela de pedestres
Lei da Balança (1998)
Valores das máximas cargas por eixo nas rodovias nacionais | kN | tf |
---|---|---|
Eixo isolado com 2 pneus (Distância entre eixos superiores a 2,4m) | 60 | 6 |
Eixo isolado com 4 pneus (Distância entre eixos superiores a 2,4m) | 100 | 10 |
Conjunto de 2 eixos em tandem com espaçamento de 1,2m a 2,4m entre eixos | 170 | 17 |
Conjunto de 3 eixos em tandem com espaçamento de 1,2m a 2,4m entre eixos | 255 | 25,5 |
Classificação das pontes rodoviárias:
- Classe 45: veículo-tipo de 450 kN de peso total;
- Classe 30: veículo tipo de 300 kN de peso total;
- Classe 12: veículo tipo de 120 kN de peso total.
Trem-tipo
- Veículo tipo e cargas q e q’ uniformemente distribuídas
- q – aplicada em todas as faixas da pista de rolamento, nos acostamentos e afastamentos, descontando-se apenas a área ocupada pelo veículo
- q’ – aplicada nos passeios sem efeito
dinâmico
Classe da ponte | Veículo | Carga uniformemente distribuída | // |
Peso total | q | q’ | |
(kN) | (kN/m²) | (kN/m²) | |
45 | 450 | 5 | 3 |
30 | 300 | 5 | 3 |
12 | 120 | 4 | 3 |
Tipo 45 e 30 Tipo 12
Item | Unidades | Tipo 45 | Tipo 30 | Tipo12 |
---|---|---|---|---|
Quantidade de eixos | Eixo | 3 | 3 | 2 |
Peso total do veículo | kN | 450 | 300 | 120 |
Peso de cada roda dianteira | kN | 75 | 50 | 20 |
Peso de cada roda intermediária | kN | 75 | 50 | – |
Peso de cada roda traseira | kN | 75 | 50 | 40 |
Largura de contato b1 – roda dianteira | m | 0,5 | 0,4 | 0,2 |
Largura de contato b2 – roda intermediária | m | 0,5 | 0,4 | – |
Largura de contato b3 – roda traseira | m | 0,5 | 0,4 | 0,3 |
Comprimento de contato da roda | m | 0,2 | 0,2 | 0,2 |
Área de contato da roda | m² | 0,2bi | 0,2bi | 0,2bi |
Distância entre eixos | m | 1,5 | 1,5 | 3,0 |
Distância entre centros das rodas de cada eixo | m | 2,0 | 2,0 | 2,0 |
– Passarela de pedestres:
- Classe única.
- q= 5kN/m2 não majorada pelo coeficiente de impacto.
– Estruturas de transposição com carregamentos especiais: órgão com jurisdição sobre a referida obra.
– Estrutura de suporte do passeio: sobrecarga de 5kN/m2 sem efeito dinâmico.
– Guarda-rodas e defensas: força horizontal de 60kN sem efeito dinâmico, aplicada na aresta superior.
Fonte: CTEC Universidade Federal de Alagoas