A junta de dilatação é uma separação, física entre duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si. criando fissuras e danificando as estruturas.
Tipos:
- Abertas
- Fechadas
- Com Selantes
- Elastoméricas
- Denteadas
- De Asfalto
Finalidades e Objetivos
- Permitir a livre movimentação
- Vedação contra infiltração de água
- Suavidade de rodagem
- Continuidade do tabuleiro
O Sistema Asfaltico Nafutekt Plus
Composto termo elástico para juntas de movimentação rodoviária, impermeáveis.
A patologia
Necessidade de manutenção e/ou troca das juntas de dilatação em OAE’s ao longo da rodovia.
A solução
A utilização do Sistema Nafutekt Plus.
Principais quantitativos e produtos
- 140 metros de junta de dilatação termo elástica tipo NAFUTEKT PLUS largura de 50 cm, ao longo de 3 pontes.
Principais desafios
Execução do serviço com a rodovia em operação, utilizando o fechamento de 50% da pista e com sistema pare e siga.
Local – BA 099 – Estrada do Coco / Linha Verde
- PONTE S/ RIO PEDRAS II – Km 187+850 NORTE/SUL (11,80 x 40,30m)
- PONTE S/ RIO CRUMAÍ – Km 160+200 NORTE/SUL (11,80 x 75,30m)
- PONTE S/ RIO ITAPICURU NORTE/SUL (11,80 x 200m)
Áreas de aplicação
Demarcação de canaleta
Abertura da canaleta
Limpeza da canaleta
Regularização do substrato
Reparo localizado
Reparo no lábio polimérico
Aplicação do Nafutekt Plus
- o Nafutekt Plus deve ser aquecido num equipamento apropriado, dotado de agitador e com sistema de aquecimento indireto por meio de serpentinas de óleo (ou outro meio indireto), numa temperatura de 160°C, controlado automaticamente por termostato com sensor instalado no interior do equipamento e constantemente verificado manualmente por um termômetro infravermelho.
- O aquecimento direto do produto e sem agitador não é permitido, assim como o aquecimento por mais de duas vezes também não é permitido.
- O superaquecimento (a partir de 190°C) causará danos irreversiveis ao ligante, principalmente perda de estabilidade nos compostos, provocando excessive maciez e fuga do material ligante da junta com o passer dos veículos.
- Se necessário, utilizar maçarico de gás para pré-aquecer e secar o substrato. A temperatura do substrato deverá ser de, no mínimo, 5°C.
Selamento da junta
- Nas juntas de dilatação, deverão ser previamente instaladas perfis de borracha esponjosa, de secão circular ou retangular. Perfil de polietileno expandido (Tarucel®) não deve ser utilizado, pois este não suporta altas temperaturas.
- O tamanho do perfil (diâmetro ou largura) deverá ser de 20% a 50% maior do que a abertura da junta de dilatação, de modo que o perfil se acomode perfeitamente no vão.
Primer
- O substrato deverá estar limpo e seco para a aplicação do primer. O primer será o próprio Nafutekt Plus. O produto aquecido deverá ser aplicado em toda a superfície, no fundo e nas superfícies laterais da canaleta.
- Não provocar excesso de material no fundo da canaleta.
- Consumo: aprox. 2,5 kg/metro de junta (já incluso no consumo total)
- Aplicado com espátula larga ou vassoura de piaçava
Instalação da manta Nafutekt Bitinox Strip
Instalação da manta
- A manta asfáltica revestida com chapa metálica inoxidável, o Nafutekt BITINOX Strip, deve ser fixada no centro e ao longo da junta de dilatação, numa largura de 165 mm (o rolo do produto tem 330 mm de largura, portanto, deve ser cortado ao meio).
- Com auxilio de maçarico de gás, a face de betume da manta deve ser aquecida suficientemente e imediatamente fixada e pressionada na superfície.
Camada de Nafutekt Plus
Instalação da Geogrelha de Poliéster Nafutekt Gittergewebe
- Após a aplicação da camada de Nafutekt Plus, a manta de geogrelha de poliéster Nafutekt Gittergewebe deverá ser fixada no centro e ao longo da canaleta.
- o Proteger as bordas da canaleta com fita adesiva apropriada.
- Consumo: aprox. 2,5 kg/metro de junta (já incluso no consumo total)
- o Aplicado com espátula larga ou vassoura de piaçava.
Preenchimento com Brita 5/8 e Nafutekt Plus
- A brita 5/8″ deverá ser aquecido num equipamento apropriado e estar à 160°C. O equipamento poderá ser uma betoneira de 400 litros, com fendas no tambor para eliminação de finos e impurezas, e aquecimento através de lança chamas. A temperatura deverá ser verificada com termômetro digital infravermelho com mira laser.
- A brita poderá ser em granito ou gnaisse, e ter formato cúbico arredondado. A brita não poderá ter formato lamelar. Antes do aquecimento, a brita deverá estar lavada e seca.
Acabamento com pedrisco fino
Acabamento com pedrisco fino – Vista em corte
Informações adicionais
Liberação do tráfego
- O tráfego poderá ser liberado assim que a temperatura do sistema atingir, aproximadamente, 60°C. Normalmente se atinge esta temperatura de 1h30min a 2h após a última camada lançada do ligante, dependendo das condições climáticas locais, como temperatura e vento.
- Em casos extremos, por exemplo, exigência de liberação de tráfego por parte da concessionária, poderá ser aplicado água fria sobre a superfície, mas em fluxo, não deixando acumulada.