Junta de dilatação

A junta de dilatação é uma separação, física entre duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si. criando fissuras e danificando as estruturas.

Tipos:

  • Abertas
  • Fechadas
  • Com Selantes
  • Elastoméricas
  • Denteadas
  • De Asfalto

Finalidades e Objetivos

  • Permitir a livre movimentação
  • Vedação contra infiltração de água
  • Suavidade de rodagem
  • Continuidade do tabuleiro

O Sistema Asfaltico Nafutekt Plus

Composto termo elástico para juntas de movimentação rodoviária, impermeáveis.

A patologia

Necessidade de manutenção e/ou troca das juntas de dilatação em OAE’s ao longo da rodovia.

A solução

A utilização do Sistema Nafutekt Plus.

Principais quantitativos e produtos

  • 140 metros de junta de dilatação termo elástica tipo NAFUTEKT PLUS largura de 50 cm, ao longo de 3 pontes.

Principais desafios

Execução do serviço com a rodovia em operação, utilizando o fechamento de 50% da pista e com sistema pare e siga.

Local – BA 099 – Estrada do Coco / Linha Verde

  • PONTE S/ RIO PEDRAS II – Km 187+850 NORTE/SUL (11,80 x 40,30m)
  • PONTE S/ RIO CRUMAÍ – Km 160+200 NORTE/SUL (11,80 x 75,30m)
  • PONTE S/ RIO ITAPICURU NORTE/SUL (11,80 x 200m)

Áreas de aplicação

Demarcação de canaleta

Abertura da canaleta

Limpeza da canaleta

Regularização do substrato

Reparo localizado

Reparo no lábio polimérico

Aplicação do Nafutekt Plus

  • o Nafutekt Plus deve ser aquecido num equipamento apropriado, dotado de agitador e com sistema de aquecimento indireto por meio de serpentinas de óleo (ou outro meio indireto), numa temperatura de 160°C, controlado automaticamente por termostato com sensor instalado no interior do equipamento e constantemente verificado manualmente por um termômetro infravermelho.
  • O aquecimento direto do produto e sem agitador não é permitido, assim como o aquecimento por mais de duas vezes também não é permitido.
  • O superaquecimento (a partir de 190°C) causará danos irreversiveis ao ligante, principalmente perda de estabilidade nos compostos, provocando excessive maciez e fuga do material ligante da junta com o passer dos veículos.
  • Se necessário, utilizar maçarico de gás para pré-aquecer e secar o substrato. A temperatura do substrato deverá ser de, no mínimo, 5°C.

Selamento da junta

  • Nas juntas de dilatação, deverão ser previamente instaladas perfis de borracha esponjosa, de secão circular ou retangular. Perfil de polietileno expandido (Tarucel®) não deve ser utilizado, pois este não suporta altas temperaturas.
  • O tamanho do perfil (diâmetro ou largura) deverá ser de 20% a 50% maior do que a abertura da junta de dilatação, de modo que o perfil se acomode perfeitamente no vão.

Primer

  • O substrato deverá estar limpo e seco para a aplicação do primer. O primer será o próprio Nafutekt Plus. O produto aquecido deverá ser aplicado em toda a superfície, no fundo e nas superfícies laterais da canaleta.
  • Não provocar excesso de material no fundo da canaleta.
  • Consumo: aprox. 2,5 kg/metro de junta (já incluso no consumo total)
  • Aplicado com espátula larga ou vassoura de piaçava

Instalação da manta Nafutekt Bitinox Strip

Instalação da manta

  • A manta asfáltica revestida com chapa metálica inoxidável, o Nafutekt BITINOX Strip, deve ser fixada no centro e ao longo da junta de dilatação, numa largura de 165 mm (o rolo do produto tem 330 mm de largura, portanto, deve ser cortado ao meio).
  • Com auxilio de maçarico de gás, a face de betume da manta deve ser aquecida suficientemente e imediatamente fixada e pressionada na superfície.

Camada de Nafutekt Plus

Instalação da Geogrelha de Poliéster Nafutekt Gittergewebe

  • Após a aplicação da camada de Nafutekt Plus, a manta de geogrelha de poliéster Nafutekt Gittergewebe deverá ser fixada no centro e ao longo da canaleta.
  • o Proteger as bordas da canaleta com fita adesiva apropriada.
  • Consumo: aprox. 2,5 kg/metro de junta (já incluso no consumo total)
  • o Aplicado com espátula larga ou vassoura de piaçava.

Preenchimento com Brita 5/8 e Nafutekt Plus

  • A brita 5/8″ deverá ser aquecido num equipamento apropriado e estar à 160°C. O equipamento poderá ser uma betoneira de 400 litros, com fendas no tambor para eliminação de finos e impurezas, e aquecimento através de lança chamas. A temperatura deverá ser verificada com termômetro digital infravermelho com mira laser.
  • A brita poderá ser em granito ou gnaisse, e ter formato cúbico arredondado. A brita não poderá ter formato lamelar. Antes do aquecimento, a brita deverá estar lavada e seca.

Acabamento com pedrisco fino

Acabamento com pedrisco fino – Vista em corte

Informações adicionais

Liberação do tráfego

  • O tráfego poderá ser liberado assim que a temperatura do sistema atingir, aproximadamente, 60°C. Normalmente se atinge esta temperatura de 1h30min a 2h após a última camada lançada do ligante, dependendo das condições climáticas locais, como temperatura e vento.
  • Em casos extremos, por exemplo, exigência de liberação de tráfego por parte da concessionária, poderá ser aplicado água fria sobre a superfície, mas em fluxo, não deixando acumulada.

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