O pé-direito na construção civil é uma expressão bem comum. O termo é usado para indicar a altura entre o piso e teto da construção, mas ele envolve muito mais do que isso!
Então, para que você saiba exatamente o que é o pé-direito e como/quando usá-lo preparamos este post! Confira:
O que é o pé-direito
A expressão “pé-direito” é usada no Brasil desde o período colonial por arquitetos e engenheiros, mas muita gente ainda não ouviu falar dele. E o que muitos não sabem é a importância dessa medida dentro de um projeto.
De maneira simplória, o pé-direito pode ser entendido como o espaço entre o teto e o chão medido por um ângulo reto.
Lembre-se: essa medida deve ser calculada no interior e não no exterior da obra.
Existe uma medida exata?
Primeiro é importante que você saiba que existem diferentes tipos de pé-direito e ele pode ser baixo ou alto. Alguns tipos mais usados são:
- pé-direito comum;
- pé-direito alto;
- pé-direito duplo.
Cada tipo é usado de acordo com as intenções definidas pelo arquiteto do projeto. Além disso, dentro de um projeto diferentes padrões podem ser adotados.
Geralmente, o pé-direito tem entre 2.5 e 2.8 metros de altura, assim, quando os 3 metros de altura são ultrapassados a medida é considerada alta. Porém, não há uma regra que exija um tamanho único e específico para o pé-direito.
Porém, é importante saber que no Brasil os imóveis devem ter no mínimo 2.4 metros de distância entre o teto e o piso. Essa determinação não se aplica para: vestíbulos, corredores, instalações sanitárias, despensas e arrecadações.
Já para estabelecimentos comerciais a medida é de 3 metros.
Dessa forma, a distância entre teto e piso de um projeto fica a critério do arquiteto e/ou engenheiro da obra desde que tenha no mínimo 2.4 metros.
Pé-direito duplo
O pé-direito duplo costuma ser usado por questões estéticas e para ganho de luz em um ambiente.
Essa medida, como o próprio nome já diz, usa o dobro da altura do pé-direito comum e pode ser usado tanto em projetos privados (como casas e apartamentos) quanto em projetos comerciais.
Detalhe: apesar da beleza estética, pode ser que essa medida gere eco no ambiente. Por isso, é importante analisar se isso poderá ocorrer e buscar materiais que abafem o som.
Geralmente, o pé-direito duplo implica em maiores custos durante a execução de um projeto mas há ganhos em estética.
Existe pé-esquerdo?
Sim, o pé-esquerdo é menos conhecido mas não deixa de ser importante. O termo é usado para indicar a soma do pé-direito com a espessura da laje do piso superior.
Ou seja: ele é a medida vertical entre o piso e teto mas que também consideração a espessura da laje ou forro.
O que levar em consideração:
Na hora de escolher a medida entre o teto e o piso do seu projeto é fundamental levar algumas medidas em consideração, como:
- proporção entre altura e largura do ambiente;
- estética do ambiente;
- não deixe o pé-direito baixo (construções com pouca altura podem ser mais quentes e causar sensação de sufocamento).
Fonte: ENEC