O que é concreto protendido?
O concreto protendido é o meio mais utilizado para aumentar a resistência à tração do concreto. Este método construtivo tem como objetivo melhorar o desempenho das estruturas utilizando todo o potencial do concreto à compressão, deixando os esforços de tração para a armadura.
A resistência à tração do concreto é muito menor que a resistência à compressão do concreto, ficando na ordem de apenas 10%, valor que normalmente é desprezado nos cálculos estruturais.
O concreto protendido é bastante utilizado para a execução de laje protendida, relevante em estruturas em que os esforços de flexão são elevados, já que este procedimento é utilizado para que a resistência do concreto seja maior.
Como é feita a protensão do concreto?
O processo de protensão do concreto consiste em aplicar tensão nos cabos de aço antes da cura do concreto. A armadura sofre um pré-alongamento e produz um sistema autoequilibrado de esforços, sendo esse sistema a tração no aço e a compressão no concreto, aumentando a resistência do material sem grandes impactos de ações externas.
Há dois tipos de protensão no mercado, a protensão aderente e a protensão não-aderente. A protensão aderente compõe-se pelo uso de cabos em bainhas metálicas, podendo essas serem lisas ou onduladas, em que se faz a injeção da calda de cimento, sendo possível ganhar o tanto de aderência que é preciso no sistema.
A protensão não-aderente consiste na utilização de cabos engraxados e cobertos por bainhas de polietileno ou polipropileno, os dois de alta aderência, proporcionando proteção contra corrosão.
Vantagens do concreto protendido
O concreto protendido pode ser empregado em diversas edificações, desde obras de arte, como pontes, viadutos, e até em obras de pequeno e médio porte. As vantagens do concreto protendido são:
- Possibilidade de grandes vãos, pois a laje de concreto protendido consegue vencer vãos que o concreto armado usual não venceria.
- Maior variedade de layout no projeto arquitetônico, já que há maior distância entre os pilares.
- Menor peso estrutural, pois as lajes são esbeltas, fato que diminui o carregamento da fundação da edificação.
- Economia de concreto e aço, em função da utilização da seção transversal plena e por serem utilizados aço e concreto de maior resistência.
- Redução do tempo de construção, devido a facilidade de execução e o reaproveitamento das formas, e também, porque na maioria das vezes não é necessário a utilização de vigas na estrutura.
- Redução das tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes aplicadas nas lajes.
- Maior controle tecnológico durante a execução.
- Redução de deformações e fissurações.
- Pode ser utilizado para a recuperação e reforço de estruturas comprometidas.
Desvantagens do concreto protendido
As desvantagens do concreto protendido são:
- Falta de mão de obra especializada.
- Conforme a geometria da estrutura, esta técnica pode ser inviável.
- É preciso concreto de alta resistência, o que nem sempre é possível conseguir devido ao seu custo mais elevado ou indisponibilidade no local da obra.
- Boa qualidade do concreto durante a produção, a execução e compactação, o que necessita maiores cuidados.
- Requer aço de alta resistência, o que custa até 3 vezes mais que o aço comum utilizado no concreto armado.
- Requer bastante supervisão durante todas as fases da construção.
Conclusão
O mercado da construção civil está sempre em desenvolvimento e cada vez mais competitivo. Os engenheiros e donos de empreiteiras procuram formas de obter edificações de maior qualidade com maior produtividade e melhor custo-benefício. Com esse desenvolvimento constante, fica cada vez mais difícil obter os mesmos resultados utilizando sistemas construtivos tradicionais e usuais.
O concreto protendido possibilita a construção de edificações mais eficientes. As chances de retrabalhos durante a execução da estrutura são muito pequenas em relação às obras convencionais, além da obra ser mais limpa, segura e rápida.
No Brasil, a cada ano que passa, novas empresas especializadas nessa tecnologia ganham espaço no mercado. É um campo muito promissor, já que as edificações ficam cada vez mais esbeltas e os consumidores cada vez mais exigentes.
Historicamente, a protensão foi utilizada no Brasil pela primeira vez em 1949, na construção de uma ponte no Rio de Janeiro, desde então, a frequência com que é utilizado só foi aumentando, principalmente em lajes. O uso dessa técnica em lajes assegura um controle efetivo às flechas, deixando quase nula a ocorrência de fissuras, alcançando então, uma estrutura de excelente qualidade e grande durabilidade.
Fonte: Escola Engenharia