Concreto Protendido

O que é concreto protendido?

concreto protendido é o meio mais utilizado para aumentar a resistência à tração do concreto. Este método construtivo tem como objetivo melhorar o desempenho das estruturas utilizando todo o potencial do concreto à compressão, deixando os esforços de tração para a armadura.

A resistência à tração do concreto é muito menor que a resistência à compressão do concreto, ficando na ordem de apenas 10%, valor que normalmente é desprezado nos cálculos estruturais.

concreto protendido é bastante utilizado para a execução de laje protendida, relevante em estruturas em que os esforços de flexão são elevados, já que este procedimento é utilizado para que a resistência do concreto seja maior.

Como é feita a protensão do concreto?

O processo de protensão do concreto consiste em aplicar tensão nos cabos de aço antes da cura do concreto. A armadura sofre um pré-alongamento e produz um sistema autoequilibrado de esforços, sendo esse sistema a tração no aço e a compressão no concreto, aumentando a resistência do material sem grandes impactos de ações externas.

Laje em concreto protendido
Laje em concreto protendido (Fonte: Tecnosil)

Há dois tipos de protensão no mercado, a protensão aderente e a protensão não-aderente. A protensão aderente compõe-se pelo uso de cabos em bainhas metálicas, podendo essas serem lisas ou onduladas, em que se faz a injeção da calda de cimento, sendo possível ganhar o tanto de aderência que é preciso no sistema.

A protensão não-aderente consiste na utilização de cabos engraxados e cobertos por bainhas de polietileno ou polipropileno, os dois de alta aderência, proporcionando proteção contra corrosão.

Vantagens do concreto protendido

concreto protendido pode ser empregado em diversas edificações, desde obras de arte, como pontes, viadutos, e até em obras de pequeno e médio porte. As vantagens do concreto protendido são:

  • Possibilidade de grandes vãos, pois a laje de concreto protendido consegue vencer vãos que o concreto armado usual não venceria.
  • Maior variedade de layout no projeto arquitetônico, já que há maior distância entre os pilares.
  • Menor peso estrutural, pois as lajes são esbeltas, fato que diminui o carregamento da fundação da edificação.
  • Economia de concreto e aço, em função da utilização da seção transversal plena e por serem utilizados aço e concreto de maior resistência.
  • Redução do tempo de construção, devido a facilidade de execução e o reaproveitamento das formas, e também, porque na maioria das vezes não é necessário a utilização de vigas na estrutura.
  • Redução das tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes aplicadas nas lajes.
  • Maior controle tecnológico durante a execução.
  • Redução de deformações e fissurações.
  • Pode ser utilizado para a recuperação e reforço de estruturas comprometidas.

Desvantagens do concreto protendido

As desvantagens do concreto protendido são:

  • Falta de mão de obra especializada.
  • Conforme a geometria da estrutura, esta técnica pode ser inviável.
  • É preciso concreto de alta resistência, o que nem sempre é possível conseguir devido ao seu custo mais elevado ou indisponibilidade no local da obra.
  • Boa qualidade do concreto durante a produção, a execução e compactação, o que necessita maiores cuidados.
  • Requer aço de alta resistência, o que custa até 3 vezes mais que o aço comum utilizado no concreto armado.
  • Requer bastante supervisão durante todas as fases da construção.

Conclusão

O mercado da construção civil está sempre em desenvolvimento e cada vez mais competitivo. Os engenheiros e donos de empreiteiras procuram formas de obter edificações de maior qualidade com maior produtividade e melhor custo-benefício. Com esse desenvolvimento constante, fica cada vez mais difícil obter os mesmos resultados utilizando sistemas construtivos tradicionais e usuais.

concreto protendido possibilita a construção de edificações mais eficientes. As chances de retrabalhos durante a execução da estrutura são muito pequenas em relação às obras convencionais, além da obra ser mais limpa, segura e rápida.

No Brasil, a cada ano que passa, novas empresas especializadas nessa tecnologia ganham espaço no mercado. É um campo muito promissor, já que as edificações ficam cada vez mais esbeltas e os consumidores cada vez mais exigentes.

Historicamente, a protensão foi utilizada no Brasil pela primeira vez em 1949, na construção de uma ponte no Rio de Janeiro, desde então, a frequência com que é utilizado só foi aumentando, principalmente em lajes. O uso dessa técnica em lajes assegura um controle efetivo às flechas, deixando quase nula a ocorrência de fissuras, alcançando então, uma estrutura de excelente qualidade e grande durabilidade.

Fonte: Escola Engenharia

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