Infiltração se define como a ação de algum fluido que permeia pelos espaços vazios de algum corpo sólido. Podem ocorrer infiltrações dos mais diversos tipos e em quase todas as áreas científicas. Aqui vamos falar exclusivamente da infiltração na construção civil. Acompanhe.
A infiltração na construção civil: o que é?
Na construção civil, o fluido que permeia pelos espaços vazios de algum corpo sólido é a água, que pode ser da chuva ou de vazamentos na rede hidráulica. O corpo sólido, são as lajes e alvenarias.
Dessa forma, a ação da água sobre essas superfícies desprotegidas, facilita que ela escoe por todos os espaços vazios até sair em algum lugar.
Portanto, um vazamento que está ocorrendo no teto pode aparecer próximo ao rodapé.
Descobrir a origem e a melhor solução sobre como tirar a infiltração não são tarefas fáceis. Além disso, existem diversos métodos para solucionar as infiltrações.
Então, é super importante contar com mão de obra especializada.
Infiltração: como ocorre? Por que ocorre?
Agora que você já sabe o que é infiltração na construção civil, vamos ver como e por que ela ocorre.
Podemos dividir as infiltrações em dois grupos distintos.
Um se refere às infiltrações que ocorrem de fora para dentro, que são causadas por água da chuva, umidade do solo ou ação do lençol freático.
O outro, diz respeito às infiltrações de dentro para fora, que aparecem através de vazamentos na rede hidráulica, ou ausência de revestimentos adequados nas áreas molhadas.
Infiltração: como descobrir?
A primeira coisa a se fazer é tentar entender de onde ela vem. Conhecer a construção, saber onde estão as canalizações de água e esgoto ajuda muito.
O recomendável é agir por exclusão.
Um exemplo do que fazer em caso de infiltração na construção civil causada por falha na tubulação:
Um apartamento com dois banheiros que esteja causando infiltração no de baixo, deve ter um banheiro ativo e o outro interditado e com todos os registro fechados. Assim, se em até dois dias a infiltração parar, você já sabe que a origem é esse banheiro.
Agora é hora de isolar cada peça hidrossanitária. Então, deixe de usar o lavatório por dois dias, o vaso por outros dois dias e finalmente o chuveiro por mais dois. Observe em que momento parou de gotejar.
Dessa forma, já é possível saber qual peça está ocasionando o problema.
Porém, resta ainda a possibilidade de ser água limpa ou de esgoto.
Para esclarecer, use a peça defeituosa em na hora de dar a descarga ou liberar água para os ralos, aplique corante nela. Se vazar água com a mesma cor, o problema é no esgoto. Se não vazar “colorido”, o problema é na rede de água limpa.
Difícil, né? E olha que esse é só um dos muitos exemplos! Por isso precisamos de um profissional competente e que saiba o que está fazendo.
Não se esqueça que a infiltração ainda pode ser originada por problemas no telhado ou na laje e, ainda, pela ação do lençol freático.
Todas essas são mais fáceis de serem identificadas, pois causam bastante estrago, mostrando exatamente da onde vem.
No geral, em casos originados por infiltração de água da chuva na laje ou no telhado, aparecem goteiras no teto.
Já as infiltrações na construção civil causadas pela ação do lençol freático costumam aparecer na parte de baixo das paredes, no geral acompanhadas de mofo e bolor.
Infiltração: como consertar? quem chamar?
Para os vazamentos de fora para dentro, deve-se chamar empresas especializadas nesse tipo de reparo, que fazem um diagnóstico detalhado do que está acontecendo e oferecem a melhor solução. Diante das dúvidas sobre como resolver infiltração, selecione empresas que possuem garantia e tecnologia inovadora.
Para as infiltrações de dentro para fora existem empresas especializadas em caçar vazamentos, porém, nem sempre apresentam êxito na identificação.
Os métodos não destrutivos utilizados baseiam-se na pesquisa de ruídos, portanto, no caso de prédios os ruídos na tubulação causados por outros apartamentos pode influenciar na pesquisa. Mas, ainda assim, são excelentes métodos.
Para os pequenos problemas na tubulação, resta ainda o “faz tudo”.
Se você tiver confiança nele, ofereça dois tipos de remuneração: um preço básico para a investigação e as devidas reposições do que for quebrado e um valor complementar vinculado ao sucesso na solução do problema.
Não permita a ação de aventureiros, que muitas vezes nem sabem por onde começar. Quando você se dá conta, está com todo o banheiro quebrado sem que o vazamento tenha sido resolvido.
Fonte: FiberSals